FATOS POLICIAIS

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Nascido no sertão de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, Nevaldo Rocha, fundador das lojas Riachuelo, é considerado um dos maiores exemplos de empreendedorismo do Brasil. Saído de uma das regiões mais castigadas pela seca e pela fome no país, pode-se dizer que Rocha tinha um futuro um tanto quanto incerto pela frente.
Abandonou a escola aos 12 anos, partindo para Natal, a capital do Estado, com sonhos de uma vida diferente na bagagem. Começou, lá, a trabalhar em uma famosa relojoaria da cidade. Naquela época, a cidade era considerada um ponto estratégico para a aviação norte-americana. E foi na base onde os aviadores se reuniam que Nevaldo viu a oportunidade de melhora das vendas. Seu tino empreendedor o fez oferecer os relógios para os americanos e militares brasileiros que passavam pelo local. Em pouco tempo, destacou-se como vendedor e acabou, no fim das contas, comprando a loja do seu antigo patrão. Mas Rocha tinha um sonho maior e decidiu partir em sua busca.
Quer saber onde vai dar essa história? Então acompanhe seu desenvolvimento conosco e deixe-se inspirar pelo perfil empreendedor desse empresário de sucesso!

Como tudo começou

No final da década de 1940, em sociedade com o irmão, Newton Rocha, Nevaldo abriu sua primeira loja de roupas, que recebeu o nome de A Capital. O empreendimento foi instalado na cidade por ele escolhida como ponto de partida para uma carreira de sucesso: Natal.
Depois de quatro anos de investimentos na empresa, os irmãos decidiram construir uma confecção em Recife, no Estado de Pernambuco. Abriram, também, mais quatro pontos de venda para distribuir e comercializar as peças da confecção própria. E tudo isso foi feito em uma época em que os investimentos na indústria têxtil no país ainda eram extremamente tímidos. Mais uma vez o instinto empreendedor falou mais alto.

A grande virada

Vinte e nove anos depois, Nevaldo compra as lojas Riachuelo e Wolens, expandindo, assim, os negócios da família e investindo em uma novidade para ele, o ramo de varejo.
Como uma das principais características do empresário é a inquietação, ele também investiu — no mesmo ano — na sede da Guararapes Têxtil, com uma área de construção de 40 mil metros quadrados.
Pouco tempo depois, a rede também ampliou os negócios para outros setores da economia, garantindo bons rendimentos com seus cartões de crédito, com sua transportadora, seus shoppings centers e suas lojas próprias. O patrimônio e as responsabilidades só crescendo.

Do sertão para a Forbes

O grupo Guararapes se tornou um dos grupos que mais movimentam a economia do país, sendo que as lojas Riachuelo representam 75% do faturamento total da rede. São abertas, em média, 30 novas lojas Riachuelo por ano em diferentes Estados e cidades do país.
Por sua enorme contribuição para a economia brasileira, Nevaldo Rocha subiu de posição, no ano passado, na lista dos homens mais ricos do mundo elaborada pela revista americana Forbes. Parece que chegou ao topo do topo, não é mesmo?

O segredo

Rocha nunca foi adepto às entrevistas, prefere colocar a mão na massa a falar sobre o trabalho. É considerado um grande estrategista, e essa característica ficou ainda mais evidente quando pediu uma trégua aos credores e deu  à rede mais independência.
Desde 1986, ele conta com o apoio do filho na administração dos negócios. Os dois, juntos, fizeram da Riachuelo uma das lojas de moda mais democráticas do país, abordando todos os estilos e atraindo milhares de consumidores por ano.
A trajetória de Rocha é digna de aplausos e admiração. Foi resistente e não se rendeu às dificuldades que bateram à sua porta quando ainda era apenas uma criança. Aprendeu, na marra preciosas estratégias de marketing e de vendas. E o segredo? A persistência que o fez nunca desistir de um sonho: o de crescer.
Viu como grandes conglomerados nascem de uma ideia inicialmente pequena? Pois é o gestor e sua vontade que fazem a diferença na transformação de um pequeno sonho em uma grande idealização. E seu sonho, qual é? Comente aqui e divida suas aspirações conosco
FONTE - ASSAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
DEUS E JESUS CRISTO SÃO MEUS GRANDES PROTETORES E TODOS OS MOMENTOS DE MINHA VIDA E NAS VIDAS DE MEUS FILHOS: JOATEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR; COMO TAMBÉM DE MINHA NETA JÚLIA E DE TODA A MINHA FAMÍLIA, AMIGOS E COMPANHEIROS DE TRABALHO